artigos sobre USO

Capa revista metáfora.jpg

Capuano, A. (2023). A MATERIALIDADE DA VIDA COTIDIANA E SEU USO NA CONSTRUÇÃO DA CENA DE TEATRO: DIÁLOGOS COM AGNES HELLER. METÁFORA REVISTA DE LITERATURA Y ANÁLISIS DEL DISCURSO, 6(11)

Este artIgo apresenta algumas reflexões sobre as distâncias entre o trabalho teatral e a vida cotidiana urbana onde esse trabalho é realizado. São compartilhadas questões sobre a materialidade do cotidiano urbano e seu uso na construção da cena teatral, através de uma análise das criações do USO - Teatro Urbano, com sede na cidade de São Paulo desde 2004. A investigação do USO é analisada à luz da teoria da vida cotidiana da filósofa Agnes Heller.

capa revista ephemera.png

TORRES MACHADO, V.; CAPUANO, A. C. A Matéria do Cotidiano: o trabalho do Coletivo Uso. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 4, n. 9, p. 47-65, 12 dez. 2021.

O artigo apresenta o trabalho contínuo realizado pelo coletivo Uso no centro da cidade de São Paulo/SP desde 2004. As ações do coletivo Uso procuram diminuir a distância entre a construção da obra artística e a realidade cotidiana através de procedimentos que possibilitam a criação compartilhada com os trabalhadores locais. O trabalho do coletivo é analisado  à luz da  teoria  do cotidiano de Agnes Heller.